PROJETO INTEGRADOR UNIFICADO

Conceito

A ideia de uma disciplina denominada Projeto Integrador é uma prática comum nos cursos do Centro Universitário Senac, de acordo com as recomendações do MEC, e consiste em uma disciplina que visa integrar todos os conhecimentos e competências das demais disciplinas de cada semestre do curso.

No primeiro semestre de 2014, o curso de Tecnologia em Sistemas para Internet propôs uma abordagem inovadora, que consistia na unificação das cinco disciplinas (do primeiro ao quinto) em um único projeto, envolvendo todos os alunos do curso em uma simulação do desenvolvimento de um sistema completo de uma empresa.

A cada semestre, três empresas fictícias são criadas, e os grupos de alunos são encarregados de construir os softwares que compõem o conjunto de sistemas de cada empresa.

O 1º semestre é responsável pela criação do site institucional da empresa, contendo descrições do que seria cada projeto fictício e com fotos dos outros semestres.

O 2º semestre desenvolve os sistemas de cadastro de produtos que seriam utilizados pelos funcionários da empresa.

O 3º semestre cria o sistema de e-commerce, permitindo a venda dos produtos cadastrados no projeto do segundo semestre.

O 4º semestre é responsável pelo desenvolvimento de um app mobile que permita a venda dos produtos pelo celular, através da leitura de QRCode em uma prateleira virtual, uma tendência de mercado.

O 5º semestre criou um sistema de visualização de gráficos e relatórios analíticos, que seria utilizado pelos gestores da empresa.






Ideia

A ideia do Projeto Integrador Unificado veio da necessidade de simular um cenário real, e colocar os alunos diante de problemas comuns no mercado de trabalho desta área, criar a parte que lhes cabe, e saber receber as especificações das partes que são feitas por outros profissionais.

No modelo tradicional de projetos que era executado no curso, os alunos passavam um semestre letivo trabalhando no desenvolvimento de um sistema que era então avaliado e descartado. Cada sistema era uma peça isolada, não havia conexão ou troca de informações entre os diferentes projetos de cada grupo, além de cada um ter total autonomia para definir as cores da identidade visual do sistema e o escopo do projeto.

Apesar de estimular a criatividade, este modelo não refletia de forma alguma a realidade que os alunos irão encontrar no mercado, isto é, o desenvolvimento de sistemas para empresas que já têm sua identidade visual definida por outros profissionais, e que sempre farão parte de um sistema maior.






Resultados

Na última semana letiva do semestre, os projetos desenvolvidos são expostos em um evento. Um laboratório é reservado e decorado com as cores da loja para apresentação dos projetos. Nunca antes os alunos estiveram tão motivados em apresentar um bom trabalho, e pela primeira vez os professores tiveram a sensação que a grande preocupação dos alunos não era apenas com a nota final que iriam obter.

Para a grande apresentação, os alunos convidaram seus pais, amigos e colegas de trabalho. Todos tiveram muito orgulho de demonstrar os frutos de um semestre de muito esforço, suor, dedicação e café.





Vídeo da Apresentação



FOTOS

2º Semestre - 2014



1º Semestre - 2014



AGRADECIMENTOS

Gostaríamos de agradecer a todos os alunos que participaram do Projeto Integrador Unificado. A participação e o empenho de vocês foram fundamentais para o sucesso do projeto!

Agradecemos também a todos os professores, não apenas de PI, mas de todas as disciplinas, que trabalharam com afinco para transformar este no melhor Projeto Integrador de todos.